Historia de um Jeito Diferente

A Reforma Luterana.

A Reforma Luterana.

O grande rompimento religioso iniciou-se na Alemanha, que na época ainda era basicamente, feudal e agrária. A igreja era poderosa e possuía grande parte do total de terras, com tudo isso o clero estava ansioso por diminuir a influencia da entidade, e tomar posse de suas propriedades.

A reforma teve inicio com Martinho Lutero, membro do clero e professor. Crítico pregava a teoria agostiniana, negando a "venda do perdão".

Em 1517 Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como as 95 teses, que revelava publicamente suas criticas a Igreja e ao próprio papa. Em 1520 o papa Leão X escreveu uma carta pontifícia de caráter, exigindo sua retratação e ameaçando- o de excomunhão.

Martinho Lutero queimou a carta em publico piorando a situação. Isso fez com que a nobreza alemã se dividiu a favor e a grande maioria contra o papa. Em 1521 Martinho Lutero foi considerado inocente as acusações feitas pela igreja, pelo imperador Carlos V na assembleia Dieta de Worms.

Dai Lutero começou a dedicar-se a tradução da bíblia do latim para o alemão e a desenvolver os princípios da nova corrente religiosa.